Orientações

Orientações em Andamento

Doutorado

  1. Airan Arinê Possamai. Um Modelo de Universidade Empreendedora em um contexto de Ecossistemas de Inovação. Início: 2018. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.
  2. Pedro Sidnei Zanchett. Um Modelo de Referência Orientado a Serviços para Gerenciamento de Desastres Naturais. Início: 2018. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.
  3. Marcos Rodrigo Momo. Uma Plataforma de Integração Plug & Play Orientada a Serviços de suporte ao Gerenciamento de Desastres Naturais. Início: 2018. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestrado

  1. Brunno Abner Machado. Uma Arquitetura de Software Assistentes Pessoais para sistemas ciberfísicos em Indústria 4.0. Início: 2018. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.
  2. Luciano Colares Magalhães. Um modelo de Gêmeo Digital para Indústria 4.0. Início: 2018. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.
  3. Hernesto Alfaro Ruiz Urrutia. Modelo Multicritério de Descoberta Dinâmica de Serviços em ambiente de Ecossistema aberto de provedores de software. Início: 2018. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.
  4. Ana Gabriele Gomes Latta. Reconfiguração Dinâmica e Inteligente de Sistemas de Manufatura: uma Abordagem baseada em Serviços e Ecossistemas de Software. Início: 2020. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.
  5. Matheus Kraemer Bastos do Canto. Um Modelo de Analytics para Gêmeos Digitais baseado em BigData. Início: 2020. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.
  6. Thiago da Silva Soares. Um Modelo de Execução Adaptativa para Softbots Inteligentes: uma Abordagem baseada em ESB e Ecossistemas de Software. Início: 2020. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Orientações Concluídas

Pós-Doutorado

  1. Saulo Popov Zambiasi. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.
  2. Maiara Heil Cancian. Investigação de um Modelo de Rede Colaborativa para Empresas Desenvolvedoras de Serviços de Software na Modalidade SaaS. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.
  3. Fabiano Baldo. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorado

  1. Roque de Oliveira Bezerra. Uma Proposta de Arquitetura de Resiliência Computacional para Infraestruturas baseadas em SOA de Empresas Virtuais. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  2. Nader Ghoddosi. Um Método de Apoio à Decisão na Estimação de Software baseado em Serviços em uma perspectiva SOA. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  3. João Ferreira de Santanna Filho. SIGMA – Um Modelo de Processos de Inovação Colaborativa para Reds de Provedores de Serviços de Software. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  4. Maiara Heil Cancian. Um Modelo de Capacidade e Maturidade para Melhoria de Processo de Software para SaaS Colaborativo. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  5. Saulo Popov Zambiasi. Uma Arquitetura de Referência para Softwares Assistentes Pessoais baseada na Arquitetura Orientada a Serviços. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  6. Rui Tramontin Junior. Modelo baseado em contexto para expansão de consultas semântica em Redes Colaborativas de Organizações. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  7. Alexandre Perin de Souza. Um Modelo de Descoberta Dinâmica de Serviços de Software baseado no Contexto de Processos de Negócios e em Qualidade de Serviço. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  8. Omir Alves Júnior. Um Método para Seleção de Parceiros Logísticos baseado em Indicadores de Desempenho para Organizações Virtuais. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  9. Marcus Vinicius Drissen da Silva. Um Arcabouço de Suporte à Tomada de Decisão Colaborativa para o Gerenciamento da Evolução de Empresas Virtuais. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  10. Fabiano Baldo. Arcabouço para a seleção de indicadores de desempenho para a busca e seleção de parceiros de Organizações Virtuais. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  11. Leandro Loss. Um Arcabouço para o Aprendizado de Redes Colaborativas de Organizações: uma Abordagem baseada em Aprendizagem Organizacional e Gestão de Conhecimento. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestrado

  1. Juan David Méndez Astudillo. Um Modelo de Interoperabilidade de Sistemas para Empresas Virtuais: uma abordagem baseada em Orientação a Serviços. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  2. André Faria Ruaro. Avaliação de Ferramentas de Computação em Nuvem para Empresas Virtuais. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  3. Wilcilene Maria Kowal Schratzenstaller. Integração Semântica via Enterprise Service Bus em Ambientes de Criação de Organizações Virtuais. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade do Estado de Santa Catarina (Co-orientação).
  4. Cleber Pinelli Teixeira. Um Modelo de Processos de Gestão de Federações de Provedores de Serviços de Software. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  5. Vanderlei Luis Weber. Derivação de Sistemas Multiagentes Industriais através do Framework O-MASE. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  6. Scheila Costa. Uma Proposta de Modelo de Governança para Empresas Virtuais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  7. Roque Oliveira Bezerra. Proposta de Catálogo Eletrônico de Processos de Negócio baseados em UBL para Composição de Aplicações SOA. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  8. Daniel Mayer. Uma Metodologia para Implantação de Automação Residencial em Habitações Sustentáveis de Alto Desempenho. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  9. Maiara Heil Cancian. Uma Proposta de Guia de Referência para Provedores de Software como um Serviço. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  10. André Pereira Piazza. Uma Abordagem para interoperabilidade entre plataformas heterogêneas de serviços web para Redes Colaborativas de Empresas. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  11. Melissa Fiorini. Uma Arquitetura genérica de software para disponibilização de uma aplicação web para dispositivos móveis. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  12. Carlos Eduardo Gesser. Uma Abordagem para a Integração Dinâmica de Serviços Web em Portais. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  13. Moisés Lima Dutra. Composição Dinâmica de Aplicações em Ambientes em Ambientes de Execução Adaptável. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  14. Felipe Bittencourt. Uma Abordagem Sistemática para Pesquisa e Seleção de Parceiros em Empresas Virtuais usando o Método AHP e o Modelo SCOR. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  15. Fabio Jose Rodrigues Pinheiro. Uma Proposta de um Sistema de Imagem Única para uso de Computação em Grade em Organizações Virtuais. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  16. Rui Tramontin. Configuração e Integração de Dados em Plataformas para Empresas Virtuais. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  17. Fabiano André Hennemann. Uma Abordagem Híbrida para Sistemas de Apoio à Decisão utilizando Redes de Petri e Técnicas de Simulação. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  18. Leandro Loss. Integração de Sistemas Multiagente Industriais – uma proposta baseada na integração de padrões. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  19. Fabiano Baldo. Uma Proposta para Configuração Semi-Automática de Empresas Virtuais – uma abordagem multiagente. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarin.
  20. Ricardo Schmidt. Busca e Seleção de Parceiros para Empresas Virtuais – uma abordagem baseada em agentes móveis. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  21. Silvia Souza Sawada Costa. Uma abordagem multiagente para o auxílio à recomposição de sistemas elétricos na fase coordenada. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  22. Edward Xavier Castellon Aldunate. APLICACIÓN DE AGENTES MÓVILES EN LA TELE-SUPERVISIÓN. 2003. Dissertação (Mestrado em Ingenieria Industrial) – Universidad Mayor de San Simon, Cochabamba, Bolivia.
  23. Eduardo Velázquez Castillo. Aplicação de Ontologia e Sistema Especialista para Diagnóstico de Falhas em Transformadores de Potência. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.